30.6.05

Hoje estreou a coluna "Ficções", no Caderno Dez! de A Tarde. Considerado pela ANDI o melhor suplemento juvenil do Brasil, o Dez! publicará um texto de Patrick Brock todas as quintas-feiras. Os textos serão postados aqui no palavrascruzadas.blogspot.com

CADERNO DEZ/JORNAL A TARDE/30/06/2005

Muito prazer, o prazer é meu

“A verdade é que vivemos a adiar tudo o que é adiável; talvez todos saibamos profundamente que somos imortais e que mais tarde ou mais cedo todo homem será todas as coisas e saberá tudo” [ “Funes o Memorioso”, Ficções, Jorge Luís Borges]

Patrick Brock

Mesmo que escrever para vocês seja totalmente importante para mim, deixei para a última hora, em busca daquele sopro repentino. E veja: acho que agora está funcionando. Gal Costa Old School ajuda, conhecem? O nome da coluna é inspirado num livro que acabei de comprar, com capa de couro e acentos antiquados nos lugares errados. Pensei em fazer disto um tratado de intenções ou uma carta de apresentação, e quis colocar logo de cara uma história louca que pesquei. Os gatilhos se encontram onde menos espero, um fórum na internet sobre uso de meth, notícias loucas.

Gostaria de focalizar mais os meus olhos na boa terra, olhar pra ela diferente e contar algo sobre Salvador. Digamos que neste ramo você tem que aprender muita coisa sozinho. Mas, lendo, dá pra você sacar mais ou menos o que é que você quer. Por enquanto, só sei que quero me afastar daquilo que é desconectado com a minha geração. Sem universalismos, afinal, isso aqui é arte ou não é? Universalidade tem pouco a ver com a coisa. Mas vou ter que exercitar bastante essa sutileza enquanto estiver por aqui. Que Borges seja meu pastor e nada me faltará.

Estou em busca de uma sutileza que não é muito diferente da leveza, um dos aspectos ressaltados por Italo Calvino nas palestras inacabadas de “Seis propostas para o próximo milênio”. É hora de pesar os valores, lapidar as pedras; muito prazer, o prazer é meu.

Patrick Brock, 26, publicou Velhas Fezes (Edições K, 2004) e Textorama (2005).
Email: brock@atarde.com.br

Nenhum comentário: