12.3.04

fui ao evento prata da casa, no sesc pompéia, nos 2 primeiros dias, está legal.
tudo começa com baldeação na sé e desembarque na barra funda. depois de espera com cigarro acendido no isqueiro de um mano e apreciação de suburbanas, trem até a estação água branca e caminhada por uma zona mezzo industrial, com chaminés soltando fumacinha pestilente e som dos próprios passos em rua deserta e silente.
pouca gente nas duas platéias; como o palco fica no meio do público, os músicos - troço incomum - se apresentam de frente uns pros outros.
na quarta, tocaram los pirata. o deboche deles é meio posado demais e as letra besta, mas as música - algumas de 15 segundo - empolgam, com levadas surf, barulheira, coraizinhos, citação de "seven nation army" e versão de "black bird" (beatles).
ontem, foram os pernambucopaulistanos monjolo e os cearenses soulzé.
o monjolo vai na linha pós-mangue, com criatividade, bons instrumentistas, arranjos de vários climas na mesma música - uma até fundindo frevo e d+b. sai-se bastante bem na disputa com as mileuma bandas que caíram na onda mistura-pop-regional desde dez anos atrás (principalmente as baianas, que, com exceção da zambotronic, são frouxas).
no intervalo, o operador de áudio lembrou o imbativel "pump up the jam", house bagaça com que o technotronic levou muitos desta geração a sacudir a ossada pela primeira vez e que gerou o termo "poperô" ("Pump up the jam/Pump it up/Pump it up a little more/Get the party going on the dance floor/Seek us that's where the party's at/And you'll find out if you're too bad"). pausa para uma latinha de breja a R$2,50.
o soulzé trouxe um som parecido com da monjolo, mas fundado mais no baticum "esquenta-muié" de bandas de pífano. tocaram acompanhados de um vídeo inexpressivo, projetado nas laterais do palco. depois de uma versão criativa para "Pagode Russo" ("ontem eu sonhei que estava em moscou"), o lance ficou chato e caí fora, pegando o Passa-Rápido que vem de Pirituba até a República, onde ainda dei uma volta pelas ruas assombradas do centrão.
hoje acho que irei ao prata da casa de novo, bem como amanhã e domingo.

(wc)

Nenhum comentário: